Tráfego Orgânico: o que é e aumentar os seus conteúdos?

Harrisson Richard aos 18 de janeiro de 2022

O tráfego orgânico é um tráfego ideal para o teu negócio, e até pode te ajudar nos momentos difíceis quando tens poucas vendas ou clientes isso porque com tráfego orgânico não precisas pagar por anúncios. os clientes apenas batem a tua porta ou ligam ou acedem ao seu website a custo zero. 

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico refere-se a pessoas que localizam e aderem as tuas publicações sem precisar fazer anúncio ou publicidade paga . Eles chegam até você por meio de recomendações ou pesquisa no google ou ouviram falar em algum sítio.

Por exemplo se você é um músico de jazz alguem pesquisa melhores músicos de jazz e acaba  encontrando o teu CD a venda na tua página. então esse visitante é considerado de tráfego pago porque ele não teve que clicar em um anúncio para achar o teu CD. ele apenas pesquisou por músicos de Jazz e chegou até você a custo zero

Ou imagina que vais dar um show numa cidade e não contratar nenhum promotor de eventos para publicitar o teu show e nem pagas para alguém anunciar, simplesmente as pessoas aparecem porque viram uma informação na tua página ou ouviram falar com um amigo. 

Então basicamente o tráfego orgânico é aquele que você não usa anúncios pagos para consumirem o seu conteúdo.

Então como  aumentar o tráfego orgânico para teus conteúdos?

O tráfego orgânico pode ser obtido para qualquer canal de publicação seja:

Facebook, instagram, podcasts, blogs. Nesse artigo focamos mais em como aumentar o tráfego orgânico para seu website! Mas também falarei de forma geral como obter tráfego orgânicos nos outros canais.

Definindo o seu Persona!

Antes de começares a publicar os seus conteúdos é importante saberes a fundo quem irá consumir as tuas publicações. Neste processo vamos listar o máximo de características sobre sua persona que conseguir como: 

Biografia -  aqui descrever pode ser em um parágrafo a jornada do potencial e destaca alguns marcos históricos importantes na vida dele., 

personalidade - define se é introvertido ou extrovertido,

 motivações - o que o motiva no seu dia-a-dia para ir atrás do que deseja conquistar (poder, familiar, status social, medo,etc)

Metas - que tarefas o teu potencial cliente precisa concluir, ou que experiência quer ele sentir.

persona

nesta fase vais entender profundamente sobre o teu cliente e vais saber como fazer chegar a sua mensagem até ele para o melhor ajudar.

Este processo pode parecer um pouco exagerado, mas é extremamente necessário para o sucesso da aquisição de tráfego. 

se o teu negócio ou a mensagem que queres partilhar tem haver com uma experiência passada tua e queres ensinar as pessoas como ultrapassar isso. você pode imaginar como era  você nessa altura e escrever as características que se lembra porque o seu eu do passado define melhor as características do seu potencial cliente.

Pesquisas de Palavras-Chaves

palavras-chaves são super importantes porque é são elas que na maioria das vezes as pessoas usam para procurar informações,serviços ou qualquer coisa na internet, por exemplo esse artigo possui duas palavras chaves importantes que são Tráfego e Orgânico. e com essas duas palavras chaves criamos o título para esse artigo  "Tráfego Orgânico: o que é e aumentar os seus conteúdos?”

Então é importante listar sempre palavras-chaves ligadas com a sua indústria e criar conteúdos em volta dessas palavras-chaves. Por exemplo com as palavras chaves Tráfego e orgânico podemos criar vários tópicos interessantes como:

O que é tráfego orgânico, como aumentar tráfego orgânico, diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago e a lista contínua.

Então é importante procurar por palavras-chaves e com bases neles vais criar títulos para seus artigos e criar também as  chamadas de palavras-chaves de longa cauda - que são frases completas formadas a partir de certas palavras-chaves.

busca por palvras-chaves

Com as palavras chaves Tráfico  e Orgânico vemos na imagem acima vários blogs a criarem seus conteúdos e até no final dos resultados mostra pesquisas relacionadas com esses termos. 

ESCRITA TÉCNICA DE SEO

Muitas das vezes nos preocupamos em ter um website altamente elegante e atrativo , mas o que acontece é que passam dias, semanas até anos sem ninguém apreciar a beleza do website.

Isso acontece porque nos focamos demais com a beleza exterior aquelas que os humanos podem ver na página: cores bonitas, fontes modernas, imagens de alta qualidade, animações e toda magia que a nossa imaginação pode criar.

Mas nos esquecemos da beleza interior que o nosso website precisa e essa beleza é visualizada pelos bots ou crawlers - programas usados por empresas como google para localizar certas páginas na internet.

Esses bots geralmente se preocupam com: ficheiros robots.txt, sitemaps.xml, dados estruturados como JSON + LD e todas devidas tags de metadados.

Quando escrever artigos ou criar conteúdos para o seu website é importante saber que não são apenas humanos que irão consumir a informação. Antes da informação ser consumida por humanos, os crawlers eram os primeiros a consumir a informação.

Esses crawlers devem perceber o conteúdo num site para poderem retornar o melhor resultado para quem está pesquisando. Então o seu website deve estar tecnicamente configurado para SEO.

Estar tecnicamente configurado para SEO significa que todo o seu website deve estar bem estruturado, colocar informações nas respectivas tags.

Pode começar colocando inserindo ficheiros, robots.txt, sitemap.xml. Esses ficheiros vão ajudar os crawlers a melhor servirem o seu conteúdo. 

O robots.txt é um ficheiro onde geralmente irá indicar que páginas ou recursos(imagens, vídeos, áudios ou qualquer arquivo no website) devem ser exibidos e quais não devem ser exibidos.

Isso permite que os crawlers não fiquem muito tempo vasculhando todo o teu website à procura de informações. Eles só iriam procurar nos locais permitidos.

O sistema funciona como um índice de um livro em que ficam lá listados as páginas e suas localizações ou pode usar a tradução literal que é mapa do site e nesse mapa você indica onde é que determinados conteúdos estão.

Em vez do crawler ir buscando em todas páginas ele verifica primeiro no sitemap e quando encontrar a informação que precisa vai diretamente na página indicada lá no sitemap.

O sitemap é muito útil especialmente para websites com mais de 500 páginas. Mas existem ferramentas que automatizam o processo: em vez de ir atualizando manualmente as páginas no sitemap, a ferramenta irá atualizar o sitemap na medida que vai adicionando novas páginas.

Então se o teu website adiciona constantemente novas páginas como artigos de blog é uma boa opção considerar o uso de ferramentas que vão te permitir adicionar atualizar dinamicamente o sitemap.

E depois deve considerar adicionar tags de metadados como do open graph e twitter essas tags permitem um melhor resumo e visualização do teu conteúdo quando for partilhado nas redes sociais geralmente vais colocar uma tag para título uma breve descrição e uma imagem que diz respeito a pagina.

Social Preview Exemplo


o exemplo acima apresenta como um mesmo link pode ser apresentado em diferentes redes sociais com 3 elementos(image, titulo e descrição) importantes.

Esses 3 elementos são importantes porque são eles que podem fazer um usuário no facebook clicar ou não no link partilhado.

Quando alguém partilhar o link que aponta para um dos seus conteúdos e logo de cara  apresentar uma imagem chamativa, uma descrição interessantes e um título que desperta curiosidade então tenha certeza que vais ter muito tráfego orgânico para o seu conteúdo.

Além de das redes sociais as tags de metadados são importantes para para os motores de busca. É também importante colocar títulos em cada página do seu site, assim como a descrição dessas informações serão exibidas nos resultados de Busca nos motores de busca (SERP).

Dados Estruturados

Dados estruturados são um formato padronizado para fornecer informações sobre uma página e classificar o conteúdo da página; por exemplo, em uma página de receita, quais são os ingredientes, o tempo e a temperatura de cozimento, as calorias e assim por diante.

Dados estruturados: JSON+LD

A imagem mostra exemplo de um ficheiro html com dados JSON + LD sobre uma receita, o exemplo foi extraído da seguinte google SEO.

Existem ferramentas como:

SEO CHECKER WEBFX – verifica todos se o teu site está bem estruturado. Caso o elemento esteja em falta a ferramenta irá indicar e vais poder dizer ao teu pessoal da programação para corrigir.

Autor Convidado e Entrevistas.

Uma das melhores formas de ter tráfego orgânico é através de guest posting, que significa vais escrever conteúdos para um outro blog que está dentro da indústria.

Exemplo: se você tem uma empresa de seguros para automóveis, você pode escrever um artigo falando sobre a importância de tratar o seguro de um automóvel após a compra e dentro do artigo colocar links de um ou dois dos seus melhores artigos e terá um grande fluxo de tráfego orgânico.

É importante escrever para blogs de sites reconhecidos e fidedignos. Existem muitos sites que permitem você escrever um artigo no blog deles a um preço dessa prática pode não ser bom aos olhos da google ou bing e acabarem sendo colocados na lista negra. Porque existem formas éticas de anunciar as tuas publicações.

E se tens a possibilidade de ser entrevistado em podcasts ou televisão ou rádio qualquer que seja o meio, podes usar ao teu favor para anunciar lá o teu blog e assim terá mais tráfego.

Então podes mandar emails para pessoas que acham que podem te entrevistar e no início vais com certeza mandar muitos emails e poucas respostas com certeza. Mas não precisas de ter muitas entrevistas num primeiro passo.

Quando conseguires uma pessoa para te entrevistar já em um grande começo. O importante é continuar a criar conteúdo de valor para as pessoas, logo que começar a consumir em partilhar e irão até te convidar para entrevistas porque eles sabem que tens algo de valor para partilhar.

Configurando O Google Business

O google business é uma ferramenta grátis que permite adicionar o seu negócio no directório de empresas da google.

 Fazendo isso vais poder estar listado numa das maiores ferramentas de busca do mundo e se por exemplo estás no ramo de seguros e se alguém que está na mesma cidade que você pesquisar "Serviços de Seguro perto de mim” o teu negócio vai ser logo na primeira página e ser listado no google maps!

O Google Business apresenta inúmeras vantagens como: responder a comentários, colocar perguntas frequentes, colocar horário de trabalho, logotipo, localização, seus contatos e muito mais.  é um  directorio de negocios completo

Google Business profile

Usando redes sociais(Facebook) para aumentar o tráfego orgânico.

O facebook é uma das redes sociais onde as pessoas passam mais tempo nos dias de hoje, uma boa parte dos consumidores também podem lá estar. Então o ideal é criar uma página para seu negócio e ir compartilhando uma vez por mês o melhor artigo daquele mês.

O ideal seria criar conteúdo para cada rede social possível(facebook, instagram, tiktok, linkedin) para criar mais tráfego orgânico. O problema é que essa abordagem é muito exaustiva para quem tem uma equipe menor ou ainda é iniciante.

Então podes começar com uma plataforma como blog e com o tempo vai melhorando as habilidades e técnicas e depois vai poder passar a postar em outras redes sociais com frequência.

Aparece nas listas dos melhores

É comum na internet existem websites que ranqueiam serviços numa cidade. Por exemplo, você pode pesquisar as melhores agências de seguros ou construção civil na tua cidade. 

melhores restuarantes de mocambique

Como pode ver existem muitos sites que fazem essa lista e se você puder estar numa dessas listas não importa a posição, desde que não seja numa lista dos piores.

Se puder ser ranqueado nacionalmente é ainda mais vantajoso. Caso não estejas ranqueado podes enviar emails para esses websites e perguntar quais são os termos para estar na lista vais no email colocar o seu website para eles analisarem e se fores realmente bom. Irás ser ranqueado.

Escrevendo Artigos mais Detalhados e Atualizados!

Pessoas geralmente pesquisam como perder peso em 2022, ou como ganhar dinheiro como freelancer em 2022, então é importante sempre ir acompanhando as tendências do mercado e ir atualizando tuas publicações consoante o ano e as tendências, então não pare de pesquisar e se atualizar sobre o seu mercado.

Além de conteúdos atualizados eles precisam ser exaustos e bem detalhados, deve escrever artigos super informativos e com bom conteúdo. Se por exemplo um dos blogs da tua indústria escreveu um artigo do tipo “20 Técnicas para Y” então você deve escrever “um artigo do mesmo tópico com 50 Técnicas de Y”

Consistência Nas Publicações

não importa qual canal você vai usar para partilhar seus conteúdos (facebook, youtube, podcasts, blogs, etc) é importante publicar sempre artigos o ideal é publicar uma vez por dia. Mas podes adaptar o número de publicações consoante a tua agenda, para não sobrecarregarem a ti mesmo. É importante publicar artigos de relevância.

O que precisas fazer é entender a plataforma em que vais fazer tuas publicações, a melhor forma de entender é fazer uma busca no google sobre a história e propósito da plataforma e depois procurar as pessoas que estão a fazer grande sucesso na tua área e os modelar, no final vais verificar que todos estão a fazer a mesma coisa só que do jeito diferente.

Caso não tenha muitas ideias do que publicar está tudo bem em ir ver o que os outros da sua indústria estão a publicar e ir acrescentando as suas ideias, somente não copie apenas use como inspiração para tuas publicações.

E também o ideal é olhar para seus competidores como fonte de conhecimento e parceiros, então aprenda com os melhores da sua indústria até se tornar um deles.

Como diz o T. Harv no seu livro os segredos da mente milionária “Se desejas um dia tocar e sentar com um milionário então seja um deles” e como diz Tony Robbins “se queres ser sucedido então modele pessoas de sucesso” então modele as pessoas de sucesso da sua indústria até se tornarem um deles entao nao se sinta mal em buscar ideias nas publicações deles.

trafegoorganico

Gostou da dica? subscreva na nossa newsletter para receber dicas como essa em primeira mão