Marketing Digital Para Iniciantes: Dicas Para Começar Do Zero.

Harrisson Richard aos 13 de janeiro de 2022

O Marketing Digital consiste em aplicar conhecimentos,  técnicas e ferramentas para promover marcas, empresas , negócios, eventos e muito mais através da internet.

Mas antes de entrarmos em detalhes profundos sobre  técnicas e diferentes conceitos de marketing digital, deixe-me falar brevemente sobre o persona.

Persona

persona

Persona, cliente atractivo, cliente dos sonhos são termos sinônimos usados para definir o perfil do potencial cliente para um determinado produto ou serviço ou solução,  é o cliente ideal posso assim dizer.

Então antes de começar a usar o marketing digital para se conectar com o seu potencial cliente é preciso saber quais sao as caracteristicas do tal cliente. falo de características que podemos identificar como:

idade, sexo, educacao, localizacao geografica, nivel de renda, raça, lingua, cantores favoritos, livros favoritos, filiacao politica, e todas as  caracteristicas que achas que definem as pessoas na qual deseja fazer chegar a sua mensagem.

template persona

É importante definir um persona para seu negócio porque se colocar uma oferta mesmo que seja tão boa e irresistível na frente da pessoa errada ela simplesmente não vai comprar porque não possui interesse para pessoa.

Um exemplo é colocar uma oferta ou mensagem sobre fraldas para crianças na frente de uma mulher solteira e sem filhos, ela simplesmente não vai comprar.

Depois de definido o teu persona será capaz de usar com eficácia os conceitos que iremos abordar neste artigo.

Convivendo com Seu Persona.

As características do teu persona são contínuas vão variando consoantes o tempo passa, as pessoas mudam, novos hábitos, gostos e desgostos surgem então é importante estar atento a essas adversidades. 

Então uma das formas eficazes de acompanhar essas mudanças é convivendo com ele.

O termo conviver significa que vai começar a fazer das comunidades em que ele participasse já  definiu bem o seu persona então já deve ter uma ideia de que grupos participa na internet, que páginas segue, que canais segue no youtube, que figuras públicas segue no instagram e muito mais.

Um bom ponto de partida é começar pelos grupos do Facebook. 

Se por exemplo o teu negócio é de venda de antidepressivos, ou produtos ou cursos que aumentam a auto-estima então  você deve começar a procurar páginas de desenvolvimento pessoal e grupos de desabafos, é lá onde vai encontrar a maioria dos seus clientes.

grupos de desabafo no facebook

Juntando-se a comunidade dos seus potenciais clientes você vai constantemente aprendendo mais sobre, as dores como eles estão respondendo ao mercado e ofertas e vai atualizando o seu persona.

Uma das formas de se manter atualizado é sempre manter contacto com clientes passados e perguntar sobre a experiência passada se não gostou de algo, ou que podes melhorar perguntas como essas vai dar perceber mais sobre preferências do teu persona.

Juntando-se a sua comunidade.

Uma das formas de aprender marketing digital rápido e se manter atualizado sempre é se juntando nas diversas comunidades da internet ligadas ao seu negócio. também podes começar pelo facebook fazendo o mesmo processo de se juntar a grupos e páginas.

Se estás no ramo de marketing podes ir para sessão de grupos e não explorar pesquisa simples por marketing, irão aparecer inúmeras recomendações, então o ideal é escolher o grupo com mais membros. 

grupos de marketing digital no facebook

e vai acompanhando as discussões e de vez em quando vai agregando algum valor no grupo comentando, postando , compartilhando e muito mais.

só não comece a partilhar links ou tentar vender seus cursos ou qualquer coisa, siga as regras do grupo e comece a agregar valor e na oportunidade certa podes partilhar algum conteúdo teu como um artigo do teu blog ou um post teu na tua página. qualquer coisa que irá ajudar para melhor compreender.

Criando conteúdo de valor.

O marketing não é técnica miraculosa que se for bem feita terás muitos clientes  e satisfeitos, além de bom marketing você precisa de criar conteúdos de valor para seus potenciais clientes.

 

 Tipos Básicos de Marketing Digital

Marketing de SEO

SEO

SEO significa Search Engine Optimization em que pode ser traduzido para Optimização para Motores de Busca, o marketing de SEO significa utilizar técnicas e ferramentas para ranquear um conteúdo nas pesquisas por exemplo da google ou bing.

Quando se faz marketing de SEO é importante entender a filosofia e a finalidade da plataforma, a google por exemplo tem como objectivo servir de melhor forma os utilizadores isso é mostrando um resultado com maior valor possível.

então para aplicar SEO é preciso criar conteúdo de relevância e valor para poder ser ranqueado.

Para ter bons resultados de SEO é preciso ter em conta os seguintes aspectos: Website bem estruturado, conteúdo de valor e palavras chaves, backlinks.

Website bem estruturado

para os crawlers entenderem o conteúdo da tua página é preciso que as informações estejam bem organizadas, quando se fala de boa estrutura estamos a dizer Colocar de forma correcta as imagens - dar as imagens nomes com significado por exemplo se o website lista carros podes colocar por exemplo "nome_do_caro.jpg" e com o devido texto alternativo caso as imagens não sejam carregadas.

os textos bem formatados por exemplos pode usar a tag h1 para colocar o título e as outras h2,h3,h4,h5,h6 para subtitulos, colocar para paragrafos no devida tag <p>,

inserir devidas meta tags em cada página do seu website

Por exemplo, cada página deve possuir um título único e possuir uma meta tag description para melhor ser apresentado nos resultados de busca.

exemplo de title tag e meta dscription tag

palavras-chaves

palavras -chaves são muito importantes para SEO porquês são com elas que na maioria das vezes as pessoas fazem suas pesquisas, por exemplo alguém que quer fazer um bolo simples pode pesquisar o seguinte no google bolo caseiro

resultado da busca: bolo caseiro

como podemos ver com apenas duas palavras temos vários resultados, é preciso sempre tentar encontrar palavras que as pessoas utilizam para pesquisar produtos que você oferece e depois com elas poder 

usar ao seu favor para criar as palavras-chave de cauda longa(Long-tail keyword), que são frases completas formadas a partir de palavras chaves simples.

 como podemos na imagem a partir das palavras chaves  muitos sites criaram palavras completas para seus artigos ou receitas é possível ver resultados como: 

  • 10 receitas de bolos caseiro fácil, 
  • como fazer receita de bolo simples caseiro, 
  • receita de bolo caseiro simples e fofinho.

e no final da página de resultados tem a sessão pesquisas relacionadas podes também ver que tipo de palavras-chaves estão relacionadas com certas palavras chaves.

Conteúdo de valor

Para ser ranqueado nas primeiras posições do google, você deve com certeza ter um conteúdo de valor e evitar conteúdos enganosos ou evitar criar títulos chamativos (clickbait) para conteúdos não relacionados. 

além de não ter boa aceitação pelos potenciais clientes a tua página pode ser banida e quase nunca mostrada.

então a melhor forma de ser ranqueado é através de bom conteúdo que tem intuito de ajudar quem vai consumir, os seus conteúdos podem ser de blogs como esse ou podcasts, ou vídeos não importa que canal digital seja deve sempre criar sempre informação confiável e fidedigna. 

existem mecanismos não éticos que podes usar para ranquear seu conteúdo no google as chamadas técnicas de Black Hat SEO,  pode funcionar por um tempo curto mas com certeza serás banido e penalizado é comum ouvir sempre a google mudou algoritmos, essas mudanças muitas vezes acontece devido a descoberta de pessoas a usarem essas técnicas de black  Hat SEO.

se por exemplo tens um website para freelancers uma das formas de agregar valor para seus potenciais clientes é ter um blog onde vais postando artigos de utilidade de como por exemplo: 

  • Como escolher um bom freelancer, 
  • como apresentar seus serviços, 
  • como anunciar seus serviços de freelancing, 
  • como ganhar dinheiro na internet, 
  • como trabalhar de casa, 
  • como fazer dinheiro em tempo de pandemia , etc. 

Esses são tópicos que vão agregar valor para tua página de freelancing e assim ser ranqueado melhor no google.

\

Backlinks

Backlinks se você providenciar bom conteúdo para consumidores eles no final irão partilhar, quanto mais partilhar mais confiável é o seu conteúdo. 

Além das partilhas se por exemplo links para o seu website são encontrados em outro website então você terá boas chances de marketing de SEO.

Para conseguir backlinks para seu website você pode escrever como convidado num blog relacionado com a sua área. 

se tens uma website para freelancers podes contactar websites de  sobre vagas de emprego e escrever um artigo para blog deles sobre como ter um emprego sem diploma ou experiência e lá no artigo coloca link para o seu website de freelancers.

também não tente comprar backlinks na internet essa técnica não vai funcionar por muito tempo, o melhor é sempre criar valor para os consumidores da informação.

Email Marketing

Uma das formas de fazer marketing é através dos emails, a primeira coisa com certeza é obter os emails e ir armazenando na sua lista, existem muitas formas de obter emails de visitante do seu website, vamos abordar algumas formas a seguir.

Produtos Digitais "Grátis" - essa é uma das formas mais usadas para coletar contactos de visitantes, por exemplo uma agência de marketing pode ter um disponível um e-book de como ter 10 mil visitas por mês no teu websites somente com tráfego orgânico. 

E se o e-book te interessar ao tentares baixar eles vão te pedir o email e vão dizer que iremos mandar o link do e-book para seu email. 

E quando você preenche seu email eles mandam o link, mas no final eles já têm seu email na sua lista e podem te mandar mensagens de marketing sobre outros produtos que eles possuem por email e assim vão fazendo as vendas.

Ferramentas Grátis - por exemplo você pode não compreender exactamente como configurar o SEO da sua página ou que palavras chaves estão relacionadas com o  teu negócio. e vais ao google como Melhorar SEO e podemos de alguma forma acabar achando as seguintes ferramentas:

Ubersuggest

uberSuggest - ferramentas para analisar o tráfego e palavras chaves do teu website é grátis, mas tens apenas três chances de usar por dia, para ter acesso ilimitado tens que criar conta e claro vais usar o email.

webfx ferramenta de SEO

SEO CHECKER - ferramenta que analisa se o seu website está bem estruturado se possui a configuração ideal para ser descoberto, mas o requisito para usar é dar em troca seu email.

Uma das formas de conseguir e-mails é através de subscrição de newsletter e é uma técnica que nós usamos, irá notar que sempre no final de cada artigo tem um campo a dizer: Gostou da dica? subscreva a nossa newsletter para receber dicas como essa em primeira mão

subscrever na newsletter

Marketing de Conteúdo

Marketing é um método usado para atrair atenção do cliente através de conteúdos(artigos de blog, vídeo, ebook, podcasts). 

 marketing de conteúdo tem um caráter mais educativo em que sempre tem intuito de ensinar alguma coisa para quem vai consumir, e durante o processo irá mencionando os seus serviços e produtos. 

O marketing de conteúdo pode ser feito nas plataformas de vídeo como o youtube, em blogs no seu website ou mesmo criando podcasts.

Marketing nas redes sociais

O marketing nas redes sociais é o mais sensível isso devido ao objetivo de uma rede social, que tem objetivo de conectar pessoas que possuem às vezes interesses comuns, está mais para socialização e menos para marketing e vendas. 

mas as redes sociais são uma das melhores plataformas para fazer marketing por causa do feedback rápido e podemos ver e medir o engajamento.

 então a primeira a ter em mente é que as redes sociais são para socializar e devemos enviar mensagens com esse intuito de criar simpatias, socializar ou solucionar problemas e evitar no máximo vender alguma coisa lá.

O ideal é capturar a atenção do usuário e levar eles até uma página específica do teu website onde tens a liberdade de vender como quiseres.  

e redes sociais como facebook as vezes penalizam conteúdos comerciais em páginas simples. eles possuem uma plataforma e mecanismos exactos para fazer negócio que é o facebook business.

mas com a ferramenta facebook  business podes ter acesso ao facebook ads manager onde vais poder criar suas campanhas e assim dependendo dos seus objectivos ter bons resultados. antes  de fazer marketing é importante saber como se comunicar em cada rede social. cada rede social tem sua linguagem própria.

  • Facebook possui uma linguagem mais familiar e liberal;
  • o instagram é mais visual a melhor forma de se comunicar é através de imagens e vídeos que despertam interesse
  • Linkedin é mais formal. virada para profissionais
  • Tik Tok é para tendências e vídeos curtos.

Então é importante compreender como funcionam as linguagens de cada rede social para melhor se comunicar com seu cliente. 

e redes sociais por possuir muita distração o ideal é criar anúncios que despertam interesse e que depois leve o potencial para um local único onde terás toda atenção dele.

Native Ads

Native ads são anúncios online dentro de blogs, sites de notícias e redes sociais que não têm o formato tradicional de propaganda. Os anúncios são feitos para se adaptarem com o conteúdo atual. 

num site de notícias o anúncio pode ter formato parecido com o restantes das notícias do site.

 Na prática, eles são mais orgânicos e menos intrusivos, tendo a aparência de um conteúdo editorial feito pela própria página, e não por um anunciante.

existe muitos tópicos dentro do marketing digital, mas espero que este guia tenha te dado as bases para começar a sua jornada de marketing Digital, só para recapitular bem rápidos o que abordamos neste artigo:

  1. Definindo persona - seu potencial cliente.
  2. Convivendo com o persona - juntar-se nas comunidades por onde ele participa, assim vai aprendendo mais sobre ele.
  3. Juntando se a sua comunidade - para aprender marketing digital e estar atento às tendências - deve se juntar a comunidades de marketing digital em diversas plataformas possíveis.
  4. conhecer tipos de marketing e conceitos

 seo - marketing virado para ferramentas como google ou bing, para melhor ser ranqueado deve fornecer ao consumidor o produtor com maior valor possível. assim ele vai partilhar vai continuar a ser seu fiel cliente.

 email marketing - podes obter os emails através oferecendo produtos digitais grátis, ferramentas gratuitas ou webinars gratuitos em que para ter acesso só precisam dar o email. ou através de newsletter. e com os e-mails vais poder anunciar os seus futuros produtos para eles.

social media marketing - as redes sociais possuem linguagens próprias para cada, é importante antes de se comunicar com os clientes nas  redes aprender a se comunicar. 

Os anúncios nas redes devem ser os mais criativos possíveis porque precisam ganhar atenção do usuário em pouco tempo. 

As redes sociais são cheias de distrações, então precisa saber como elaborar anúncios que despertam interesse e curiosidade.

Native ads  - são mais orgânicos e menos intrusivos se adaptam ao conteúdo do site. geralmente são feitos no decorrer de um conteúdo seja um artigo no blog, ou num site de notícias.

marketingguiainiciantes

Gostou da dica? subscreva na nossa newsletter para receber dicas como essa em primeira mão